Não há dúvidas de que o nome do domínio do seu site deve ser uma preocupação logo no início da jornada empreendedora.
O nome de domínio é parte do ativo de presença digital de uma empresa, mas, ele não viabiliza a proteção de uma marca.
Nome de domínio e marca são títulos independentes de diferente natureza. Vamos entender melhor a diferença de ambos?
Marca é um sinal distintivo que identifica e diferencia produtos ou serviços de outros semelhantes no mercado.
Uma marca pode ser composta por palavras, desenhos, sons, cores, formas ou combinações desses elementos.
O registro de marca no Brasil é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e é válido em todo o território nacional, sendo a etapa administrativa que protege uma marca em qualquer meio, seja ele digital ou não.
Domínio é o endereço de um site na internet. O registro de domínio é a etapa administrativa para garantir a propriedade do seu endereço virtual
É o nome que você digita no navegador para acessar um site, como www.google.com.
O registro de domínio no Brasil é feito no Registro.br e é válido em toda a rede mundial de computadores.
O melhor momento para se preocupar com ambos é quando você escolhe o nome para o seu produto ou serviço e vai começar a desenvolver e investir nele.
Para registrar uma marca no Brasil, você deve seguir os seguintes passos:
Pesquisa de Viabilidade: Antes de tudo, é necessário realizar uma pesquisa para verificar se a marca desejada já está registrada. Isso evita possíveis conflitos e agiliza o processo.
Pedido de Registro: Após a pesquisa, é hora de submeter o pedido de registro ao INPI. Aqui, é fundamental apresentar informações detalhadas sobre a marca e seus usos pretendidos.
Exame pelo INPI: O instituto realiza uma análise minuciosa do pedido, verificando se atende aos requisitos legais. Esse processo pode levar até 18 meses.
Concessão do Registro: Uma vez aprovado, o INPI concede o registro da marca, conferindo ao titular o direito exclusivo de uso em todo o território nacional.
Um conflito entre marca e domínio pode acontecer quando:
Em caso de conflito entre marca e domínio, a primeira coisa a fazer é verificar quem tem o direito anterior.
Se a empresa que registrou a marca tem o direito anterior, ela pode solicitar a anulação do registro do domínio.
Se a empresa que registrou o domínio tem o direito anterior, a empresa que registrou a marca pode solicitar a transferência do domínio para o seu nome.
Em alguns casos, as empresas podem chegar a um acordo para resolver o conflito.
Por exemplo, a empresa que registrou a marca pode permitir que a empresa que registrou o domínio continue usando o domínio, mediante o pagamento de uma taxa.
Marca e domínio são como duas peças de um quebra-cabeça, mas, por vezes, a combinação pode se tornar um desafio. No entanto, ao compreender os mecanismos do registro de marca e os recursos disponíveis em casos de conflito, as empresas podem navegar com confiança nas águas turbulentas da propriedade intelectual.
Proteger sua marca é mais do que uma formalidade; é uma estratégia de negócios que constrói confiança, credibilidade e, acima de tudo, salvaguarda o investimento dedicado à construção de uma identidade única. E, no cenário online, onde o digital é o novo físico, a harmonia entre marca e domínio é a chave para o sucesso duradouro.
A InHands oferece serviços jurídicos online de forma moderna e acessível, com foco em atender às necessidades de startups e empreendedores. Nossa equipe especializada pode te ajudar em todo o processo de registro de marca e te orientar sobre como proteger sua propriedade intelectual.