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Sua empresa precisa ter um canal de ouvidoria?

Written by Camilla Barbosa | Aug 2, 2024 11:00:00 AM

 

Por que sua empresa precisa ter um canal de ouvidoria? Descubra agora!

Você já parou para pensar em como sua empresa está lidando com as demandas e sugestões dos seus clientes? E sobre as oportunidades de melhoria que podem surgir a partir dessas informações?

Se a resposta for não, é hora de conhecer o canal de ouvidoria, uma ferramenta poderosa para fortalecer a relação com seus clientes, colaboradores e demais stakeholders, além de ser uma aliada ao cumprimento do programa de compliance definido pela organização.


O que é um canal de ouvidoria?

Imagine um caixa de sugestões superpoderoso, onde qualquer pessoa pode enviar suas opiniões, reclamações, elogios e até mesmo denúncias sobre os serviços ou produtos da sua empresa, funcionando como uma ponte entre a organização e o público.

É um espaço seguro e confidencial para que as pessoas se expressem livremente, sem medo de represálias. Através dele, você pode coletar informações valiosas para identificar problemas, implementar melhorias e fortalecer a imagem da sua empresa.


Qual a diferença entre canal de ouvidoria e canal de denúncia?

Embora os dois canais tenham objetivos semelhantes e sejam mecanismos fundamentais para a governança corporativa do seu negócio, existem algumas diferenças importantes:

  • Canal de Ouvidoria: É um canal mais amplo, destinado a receber qualquer tipo de feedback, seja ele positivo ou negativo, sendo um meio de comunicação entre a empresa e o público em geral.
    Ele serve para coletar informações sobre a satisfação dos clientes, sugestões, elogios, reclamações, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria e fortalecimento da relação com os stakeholders.

  • Canal de Denúncia: É um canal mais específico, destinado a receber denúncias de irregularidades, como fraudes, assédio, corrupção e outras condutas inadequadas, como suspeitas de irregularidades ou violações de leis e políticas internas da organização, tratando de temas que por vezes são mais complexos e delicados.
    Ele é fundamental para garantir a conformidade legal da empresa e a proteção dos seus colaboradores.


Tratar ambas as ferramentas de forma distinta e específica, trazem mais eficácia para o dia a dia do negócio, otimizando processos internos e realizando o devido tratamento do que for reportado, além das medidas cabíveis.


Um canal de ouvidoria eficaz deve ser:

  • Fácil de acessar: Disponibilizado em diversos canais, como site, e-mail, telefone e até mesmo aplicativos.
  • Confidencial: As informações recebidas devem ser tratadas com sigilo e as identidades dos denunciantes protegidas.
  • Ágil: As demandas devem ser respondidas em tempo hábil e as soluções implementadas rapidamente.
  • Transparente: O processo de tratamento das demandas deve ser claro e transparente para todos os envolvidos.
  • Imparcial: A análise das demandas deve ser feita de forma objetiva e imparcial.

 

Quais são as obrigações de um canal de ouvidoria?

A implementação de um canal de ouvidoria não é apenas uma boa prática.

Para algumas empresas, ter o Canal de Ouvidoria é uma condicionante para a conformidade, visto que é uma exigência regulamentar oriunda dos Órgãos Reguladores. Esse é o caso das instituições financeiras, de pagamento e das empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

As duas principais regulamentações são:

Resolução CMN nº 4.860/2020: Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de Ouvidoria pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Instrução Normativa BCB nº 265/2022: Dispõe sobre a avaliação direta da qualidade do atendimento prestado pelo componente organizacional de Ouvidoria a clientes e usuários e sobre a remessa dessas informações ao Banco Central do Brasil.

 
Exemplos de situações para serem tratadas através de um canal de ouvidoria:

  • Reclamações sobre produtos ou serviços: Defeitos em produtos, demora na entrega, atendimento inadequado.
  • Sugestões de melhoria: Novas funcionalidades, otimização de processos, melhoria da experiência do cliente.
  • Elogios: Reconhecimento do bom trabalho de colaboradores, satisfação com o atendimento.
  • Denúncias de irregularidades: Fraudes, assédio, corrupção, desrespeito às políticas da empresa.

Por que sua empresa precisa ter um canal de ouvidoria?

  • Melhoria contínua: Identificar e corrigir problemas, além de implementar novas ideias.
  • Fortalecimento da marca: Demonstrar transparência, compromisso com a ética e respeito aos clientes.
  • Conformidade legal: Cumprir as obrigações legais e evitar problemas com órgãos reguladores.
  • Prevenção de crises: Identificar e resolver problemas antes que eles se tornem públicos.
  • Engajamento dos colaboradores: Criar um ambiente de trabalho mais justo e transparente.

Conclusão

Um canal de ouvidoria é muito mais do que uma caixa de sugestões. É uma ferramenta estratégica para construir uma empresa mais sólida e transparente. Ao investir em um canal de ouvidoria eficiente, sua empresa demonstrará compromisso com a ética, a transparência e a satisfação dos seus clientes.

Ainda, algumas empresas específicas são obrigadas a estruturar um Canal de Ouvidoria para estar em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores.

E aí, está pronto para transformar a sua empresa em um lugar ainda melhor?

Lembre-se: Um canal de ouvidoria bem estruturado é um investimento que trará muitos benefícios para a sua empresa a longo prazo.

Na InHands, oferecemos consultoria especializada para auxiliar e acompanhar neste caminho, buscando a efetividade das medidas implementadas.