Por que sua empresa precisa ter um canal de ouvidoria? Descubra agora!
Você já parou para pensar em como sua empresa está lidando com as demandas e sugestões dos seus clientes? E sobre as oportunidades de melhoria que podem surgir a partir dessas informações?
Se a resposta for não, é hora de conhecer o canal de ouvidoria, uma ferramenta poderosa para fortalecer a relação com seus clientes, colaboradores e demais stakeholders, além de ser uma aliada ao cumprimento do programa de compliance definido pela organização.
O que é um canal de ouvidoria?
Imagine um caixa de sugestões superpoderoso, onde qualquer pessoa pode enviar suas opiniões, reclamações, elogios e até mesmo denúncias sobre os serviços ou produtos da sua empresa, funcionando como uma ponte entre a organização e o público.
É um espaço seguro e confidencial para que as pessoas se expressem livremente, sem medo de represálias. Através dele, você pode coletar informações valiosas para identificar problemas, implementar melhorias e fortalecer a imagem da sua empresa.
Qual a diferença entre canal de ouvidoria e canal de denúncia?
Embora os dois canais tenham objetivos semelhantes e sejam mecanismos fundamentais para a governança corporativa do seu negócio, existem algumas diferenças importantes:
Tratar ambas as ferramentas de forma distinta e específica, trazem mais eficácia para o dia a dia do negócio, otimizando processos internos e realizando o devido tratamento do que for reportado, além das medidas cabíveis.
Um canal de ouvidoria eficaz deve ser:
Quais são as obrigações de um canal de ouvidoria?
A implementação de um canal de ouvidoria não é apenas uma boa prática.
Para algumas empresas, ter o Canal de Ouvidoria é uma condicionante para a conformidade, visto que é uma exigência regulamentar oriunda dos Órgãos Reguladores. Esse é o caso das instituições financeiras, de pagamento e das empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
As duas principais regulamentações são:
Resolução CMN nº 4.860/2020: Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de Ouvidoria pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Instrução Normativa BCB nº 265/2022: Dispõe sobre a avaliação direta da qualidade do atendimento prestado pelo componente organizacional de Ouvidoria a clientes e usuários e sobre a remessa dessas informações ao Banco Central do Brasil.
Exemplos de situações para serem tratadas através de um canal de ouvidoria:
Por que sua empresa precisa ter um canal de ouvidoria?
Conclusão
Um canal de ouvidoria é muito mais do que uma caixa de sugestões. É uma ferramenta estratégica para construir uma empresa mais sólida e transparente. Ao investir em um canal de ouvidoria eficiente, sua empresa demonstrará compromisso com a ética, a transparência e a satisfação dos seus clientes.
Ainda, algumas empresas específicas são obrigadas a estruturar um Canal de Ouvidoria para estar em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores.
E aí, está pronto para transformar a sua empresa em um lugar ainda melhor?
Lembre-se: Um canal de ouvidoria bem estruturado é um investimento que trará muitos benefícios para a sua empresa a longo prazo.
Na InHands, oferecemos consultoria especializada para auxiliar e acompanhar neste caminho, buscando a efetividade das medidas implementadas.