• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Que tal receber novidades sobre a InHands no seu e-mail?

Empresarial
Atualizado: 23 de Maio de 2024
Tempo de leitura: 1 min.

O papel do Sócio Administrador na LTDA

Quando se inicia a jornada do empreendedorismo, é fundamental compreender o papel dos sócios em uma sociedade empresária. Suas responsabilidades são essenciais, mas no começo pode ser desafiador identificar claramente suas funções.

Uma sociedade empresarial de responsabilidade limitada, composta por pelo menos um sócio, é obrigada a ter um Administrador ou Sócio Administrador. O Código Civil permite a nomeação de um Administrador não sócio, seja no contrato social ou em um documento separado. Mas afinal, qual é a diferença entre um sócio e um Sócio Administrador?

Um sócio não se limita apenas ao investimento financeiro, mas também compartilha responsabilidades, toma decisões estratégicas e compartilha ideias. Os sócios trabalham juntos na definição de metas e objetivos da empresa, trazendo uma diversidade de habilidades e conhecimentos que enriquecem a gestão e operação do negócio. Além disso, a presença de sócios cria um ambiente de apoio e cooperação, promovendo resiliência diante dos desafios e incertezas do mercado. A relação entre os sócios é baseada na confiança mútua e no interesse comum, destacando a importância do trabalho em equipe para alcançar o crescimento sustentável e a prosperidade da organização.

Já o Sócio Administrador é o responsável por conduzir as atividades empresariais, gerenciar o negócio, responder legalmente pela empresa, assinar documentos e estabelecer direitos e obrigações, incluindo aspectos administrativos, civis, trabalhistas, tributários e criminais. Por outro lado, os sócios cotistas, independentemente de sua participação no capital social, têm o direito de examinar os livros e documentos da sociedade.

É fundamental destacar que a administração deve ser norteada pela ética e pela eficácia na busca dos objetivos estabelecidos. O contrato social estabelece as regras às quais o administrador está sujeito, ao mesmo tempo que impõe limitações para evitar a ampla e genérica autoridade.

Decisões cruciais na empresa, que abrangem assuntos importantes e os interesses da empresa, bem como aqueles previstos em legislação, ainda requerem a aprovação de acordo com os quóruns definidos para as deliberações sociais. A realização das assembleias fomentam a democracia e envolvem a participação ativa dos cotistas.

Se você é um administrador no contrato social ou precisa de um, é essencial estar ciente das leis pertinentes e contar com a nossa consultoria especializada para assegurar uma gestão eficiente e consistente.

Compartilhe

A InHands tem a estrutura completa

cta-mulher-braco-cruzado

Deixe um comentário